Atualizar um site com um novo layout, criando uma nova estrutura para ele ou não, é um trabalho que requer bastante atenção das pessoas envolvidas no projeto. Se você já está no momento de se preocupar com o tráfego e medir mensalmente as principais métricas do seu site, melhor você ter ainda mais cuidado quando for publicar essa nova versão. Porque você precisará se planejar, ter atenção durante a publicação do novo site e tratar possíveis correções pós-lançamento.

Certifique-se também que as métricas serão acompanhadas a partir do lançamento do novo site. Em uma web cada dia mais semântica, tenha em mente que mapear o comportamento dos usuários precisa ser constante, sem interrupções. E certifique-se que todos os recursos pensados também serão publicados a partir do primeiro momento em que o site estiver no ar.

Bom, dito isso, vamos então as três fases que você deve ficar atento antes de lançar um novo site:

Fase 1: planejando o novo site

Fonte: Nasa

Fonte: Nasa.com

Durante esta primeira fase as informações costumam estar agrupadas em inúmeras reuniões de projetos e trocas de e-mails. Mas lembre-se: a ideia principal desta fase é planejar o máximo de tarefas que precisarão ser realizadas durante todo o período. Datas são muito bem-vindas durante este processo também, mas elas não precisam ser 100% respeitadas neste momento. A partir do lançamento sim, tenha as datas definidas e os responsáveis por cada tarefa.

Abaixo listamos alguns pontos que você deve sim ficar atento e que garantirão sucesso para a execução do trabalho mais tarde:

  • Antiga estrutura de URL’s vs Nova estrutura de URL’s
  • Estudo de palavras-chave
  • Títulos e descrições para as páginas
  • Novas tecnologias e futuros códigos

Ao longo da Fase 1 não existe a necessidade de criar diversas planilhas para tratar o assunto. Crie apenas uma reunindo as informações acima e seja o mais prático possível, mostrando e deixando claro todos os processos do planejamento para a equipe que trabalhar junto com você no projeto do novo site. Certifique-se que todos os pontos que ali são apresentados de fato serão trabalhados. Se existem novas páginas a serem criadas, tenha em mente estas publicações para depois serem acompanhadas durante a Fase 2 do lançamento.

Mantenha essa planilha de planejamento do novo site sempre atualizada. Assim todos os envolvidos no projeto saberão o que já foi e o que ainda falta fazer de tarefa. Os novos processos e a data final para colocar este site no ar ainda confere ou estamos estimando um atraso? Mantenha o seu time sempre atualizado dos processos da entrega, eles agradecerão e muito a você durante todo o processo.

No início, antes de colocar o novo site no ar, existirá um momento em que as questões de tecnologia do novo site e sua estrutura precisarão ser validadas. Este ponto também precisa estar previsto no planejamento. É possível fazer desse jeito que está sendo pensado? Então segue em frente, continua. Mas caso não seja, pense na melhor maneira para criar o novo site e atualize a todos sobre este passo importante.

Durante o levantamento de url’s que hoje existem mas que deixarão de existir na nova versão do site tenha em mente todos os possíveis redirecionamentos que deverão ser aplicador para resolver estas questões. Faça esse mapeamento antes de colocar o novo site no ar, isso pode ajudar a evitar uma dor de cabeça bastante grande mais tarde. Mantenha este ponto bem conversado e pronto para executar no momento que colocar o novo site no ar.

Fase 2: lançando o novo site

  • Redirecionamentos 301
  • Tags Canonicals
  • Sitemaps XML
  • Robots.txt
  • Indexação geral das páginas

Depois de tudo mapeado corretamente durante o planejamento, agora é a hora de certificar que a Fase 1 do novo site vai acontecer do jeito planejado. Entre outras palavras: já temos um planejamento, estamos com o novo site pronto para ser lançado, sabemos o que deve ser olhado nele e agora é hora de publicá-lo. Então vamos publicá-lo!

Durante a Fase 2, contamos com três momentos distintos:

– Momento A: quando lançamos e publicamos de fato o novo site

Fonte: giphy.com

Fonte: giphy.com

– Momento B: quando tudo aparenta estar acontecendo como o planejado

Fonte: Apollo 13, filme

Fonte: Filme Apollo 13

– Momento C: quando começamos a encontrar pequenas surpresas pós-lançamento que precisam ser tratar da melhor maneira e o mais rápido possível, para que as coisas não piorem ainda mais

Fonte: Filme Apolo 13, Tom Hanks

Fonte: Filme Apolo 13, Tom Hanks

Comece pelos redirecionamentos 301 que foram aplicados. Certifique-se que eles foram aplicados da melhor maneira. Existe erros no site: 400’s ou 500’s? Se sim, comece a entendê-los o mais rápido possível. Consulte o planejamento, aquele da Fase 1, para confirmar o que está certo e errado durante o processo. Depois disso, visualize o Google Search Console e confirme essas informações por lá também.

Faça um “site:” no Google para ver como está a indexação do site no buscador. Caiu alguma parte dele? Existem páginas que deveriam estar indexadas e não está mais? Revise todos os itens que ajudam na indexação do site como linkagem interna, tags Canonicals, Sitemaps XML e Robots.txt.

Corrija o que for necessário e dê uma olhada no atributo Meta Robots do site. As vezes os desenvolvedores quando estão validando o site no ambiente de homologação/teste costumam usar “noindex,nofollow” para que nenhuma página seja indexada durante este processo. Se for este o caso, troque o atributo para “index,follow”.

Fase 3: pós-lançamento do site e acompanhamento

  • Auditoria de redirecionamentos
  • Auditoria de tags canonicals
  • Acompanhamento da média dos rankings das principais páginas
  • Acompanhamento do Google Search Console: Rastreamento, Índice do Google e Tráfego de Pesquisa
  • Levantamento dos principais erros apresentados (400’s e 500’s)
  • Auditoria completa do site

A última fase do lançamento de um site resume-se as auditorias e aos diversos acompanhamentos ao longo de um período. Eu gosto de pensar em 30 dias corridos após o lançamento do site. Com um mês de novo site considero um período legal para compreender o novo comportamento e como o Google está rastreando ele agora, em sua fase pós-lançamento.

Depois do lançamento do site é fundamental monitorar e compreender o mais cedo possível a nova saúde dele. Tente focar o trabalho nessas três fases do lançamento para acompanhar tudo o que está sendo feito ao longo do projeto e não ser surpreendido negativamente.

Planeje-se, prepare-se e fique atento a cada uma das 3 fases acima. Porque tudo vai dar certo. E bom trabalho na próxima!

Fonte: Filme Apollo 13, bom trabalho

Fonte: Filme Apollo 13 – Bom trabalho!

 

Gaúcho, blogueiro e publicitário. Trabalha com internet desde 2008. Nos últimos anos se especializou em técnicas de otimização de sites e performance em SEO. Possui interesses nas áreas de conteúdo, link building e experiência do usuário. Escuta muito rock e assiste a várias séries de tv.

Comentários

comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close
Go top