Um projeto de SEO funciona da mesma maneira que qualquer outro tipo de projeto: com início, meio e fim. Por se tratar de resultados que chegarão com médio ou longo prazo, ciclos de projetos costumam ser pensados entre 6 ou 12 meses, sendo o formato longo o mais recomendado. Porque caso você não opte por concentrar esforços de maneira cadenciada, com estratégias pensadas ao longo de um plano cíclico, as otimizações podem ficar bastante dispersas.

Por isso, assim que você começar a trabalhar com SEO é importantíssimo adotar um plano de ação que acompanhe a implementação de tarefas paralelas para cada um dos pilares de SEO. Tendo isso em mente, confira abaixo as principais etapas de um projeto de SEO que utilizamos aqui na SONDABUNKER para otimizar um site ou cuidar com muito carinho de um produto digital.

Lembre-se: um projeto de SEO funciona como um facilitador para que os objetivos sejam alcançados de forma construtiva e saudável.

A importância de um projeto de SEO

Antes de mais nada, gostaria de deixar registrado aqui um fato: trabalhar com SEO não é fácil. Para alcançar o retorno de um projeto de SEO precisamos constantemente garantir que o planejamento criado seja seguido e os resultados precisão ser medidos paralelamente. Somente desta forma um projeto pode crescer de modo sustentável. E cada site contará com um tipo de projeto, fazendo dele único e exclusivo.

As publicações precisam funcionar em formato de parceria entre os envolvidos: agência + cliente. Muitas vezes a agência encontrará melhorias a serem feitas e que o cliente precisará aplicar o quanto antes. E se esta tarefa não for de fato realizada dentro do tempo previsto, pode acarretar em atrasos de performance para o projeto. Este é um ponto em que todos precisam estar bem atento e que o cliente precisa entender ao contratar uma consultoria em SEO: sim, a agência vai levantar mais trabalho para a equipe de colaboradores do cliente. Precisa-se estar pronto para dar vazão a estas demandas. Mas ao longo do tempo as dinâmicas entre agência-cliente costumam se acertar.

Dito isso, confira abaixo as 5 etapas de um projeto de SEO. Curtindo o texto, não esqueça de compartilhar o conteúdo!

Imagem: Freepik.com

Imagem: Freepik.com

1. Análise do Site: cenário atual

Que tal começarmos pelo começo? Esta é uma etapa muito importante de um projeto de SEO. Pois antes de começarmos ele é aqui em que temos a noção de qual será o esforço que precisaremos fazer para trabalhar no projeto. Ao analisar a atual versão do site conseguiremos avaliar melhor quais serão suas necessidades, qual o tempo de trabalho, quais os objetivos a serem alcançados e até mesmo o orçamento para aquele projeto. Sim, o orçamento será medido a partir de todos esses requisitos envolvidos. O cenário do que precisa ser feito precisa ser levado em consideração e ser muito bem interpretado pelo profissional.

  • Quando ocorre? Apenas durante o primeiro mês de projeto.

2. Estudo de Oportunidades: criando o escopo

Nesta etapa ocorrem os levantamentos de estudos e as pesquisas necessárias para implementar os principais itens de otimização que farão parte do projeto. A consultoria em SEO faz uso deste momento para criar um projeto complementar entre si. Aqui serão escolhidas as principais landing pages que serão acompanhadas durante toda a execução do projeto. Aqui também são previstas as melhores palavras-chave e a estrutura de categoria que será adotada para o site.

Nesta fase de estudos conseguimos unificar os pilares de comunicação da marca, junto com o negócio e os conteúdos que serão produzidos para o site. Trata-se de uma etapa importante para visualizar o que será feito ao longo do projeto. Depois de levantar o esforço e as principais oportunidades que precisarão ser aplicadas no site, fica fácil de montar o escopo do projeto.

  • Quando ocorre? Durante o primeiro mês de projeto, mas a etapa se atualiza assim que necessário.

3. Publicação de Estratégias: colocando a mão na massa

Na primeira etapa é possível visualizar como o site está. Na segunda etapa conseguimos mapear o escopo de trabalho que vamos utilizar. Agora, durante a terceira etapa precisamos garantir que as estratégias serão adotadas. Como fazemos isso? Produzindo, publicando e homologando cada uma das tarefas previstas ao longo do projeto.

Este é o momento de prever e investir esforços tanto para otimizações on-page quanto para off-page. Até mesmo para a publicação de alguns recursos previstos em sites de terceiros como estratégias de link building (autoridade). Otimização de código e recursos técnicos também precisam ser feitos durante toda a etapa de publicação de estratégias, de forma paralela entre cada pilar.

Como comentado anteriormente, esta trata-se de uma etapa crucial do projeto. Implementar as estratégias é garantir que as próximas fases do projeto de SEO serão realizadas. Qualquer falha ou cancelamento de uma determinada estratégia é preciso ser anotado para mais tarde ser levado em consideração. Se o planejamento não for feito jeito, a etapa anterior de planejamento pode ser bastante comprometida e até acabar sendo descartada, comprometendo boa parte dos resultados e do trabalho. Portanto, toda a estratégia prevista deve ser implementada ou então justificada.

  • Quando ocorre? Após o segundo mês de projeto e ao longo de todo o escopo do projeto.

4. Análise de Resultados: mensurando as conquistas

Analisar os resultados obtidos é entender como as estratégias aplicadas durante a etapa anterior estão se saindo. Elas estão ajudando com as métricas do site ou nem tanto assim? Como foi o mês anterior comparado com o mesmo período do ano passado? Este é o o momento para verificar como estão as respostas para as principais métricas do site e também a evolução do projeto nos últimos 30 dias. Ferramentas como o Google Analytics e o Google Search Console (GWT) conseguem contribuir e muito com essa leitura.

  • Quando ocorre? Pelo menos uma vez por mês, quando é possível visualizar as informações consolidadas do mês anterior. Assim que o mês troca, os resultados do mês anterior costumam ser mensurados.

5. Aprendizado: Recomendações e Melhorias

Esta etapa tem como objetivo principal fechar o ciclo do projeto de SEO com chave de ouro. É através dela que analisando os relatórios e dados obtidos conseguimos projetar o futuro do site. De tempo em tempo as respostas obtidas a partir da implementação das estratégias e a consolidação dos resultados, o projeto precisa ser revisado. O Google está em constante otimização e publicação de atualizações, por isso é necessário acompanhar o andamento do projeto de perto sempre que possível.

Enxergando espaços para melhorias, o escopo deve ser reavaliado e talvez adaptado para os próximos 30 dias.

  • Quando ocorre? Sempre que o ciclo das 4 etapas anteriores se fechar ou quando existe a oportunidade de aprender com as publicações e as estratégias implementadas.

Paralelamente a todas as etapas do projeto, saiba que…

Imagem: Freepik.com

Imagem: Freepik.com

Um projeto de SEO exige um conhecimento técnico muito grande e um profissional altamente capacitado para atender às mudanças deste cenário. A história do SEO nos conta isso. E como o Google frequentemente faz mudanças em seus algoritmos, novas técnicas são implementadas e por sua vez aperfeiçoadas, provocando novamente o mercado de SEO.

As empresas e profissionais que escolhem trabalhar com SEO precisam ter em mente que o progresso precisa ocorrer de forma sustentável, de médio a longo prazo. Por isso, treinamentos entre agência e cliente devem ser realizados constantemente. Criar espaços saudáveis de conversas como estes durante a execução do projeto ajuda a equalizar a informação a respeito dos principais conceitos, mostrando-se importantíssimo e essencial para o relacionamento entre os profissionais como um todo.

Gaúcho, blogueiro e publicitário. Trabalha com internet desde 2008. Nos últimos anos se especializou em técnicas de otimização de sites e performance em SEO. Possui interesses nas áreas de conteúdo, link building e experiência do usuário. Escuta muito rock e assiste a várias séries de tv.

Comentários

comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close
Go top